Arquivos Mensais: maio 2011

Imagem de erupção em buraco negro na galáxia Centauro A, que fica 12 milhões de anos-luz da Terra

Imagem de erupção em buraco negro

Radiotelescópios espalhados pelo Hemisfério Sul captaram imagens.
Galáxia Centauro A fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra.

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu as imagens mais detalhadas já feitas de jatos de partículas em erupção de um buraco negro. As imagens foram captadas por vários radiotelescópios espalhados pelo Hemisfério Sul.

“Esses jatos surgem à medida que a matéria atraída se aproxima do buraco negro, mas nós ainda não sabemos os detalhes de como eles se formam e se mantêm”, disse Cornelia Müller, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, que liderou a pesquisa.

Os astrônomos voltaram os telescópios para uma galáxia chamada Centauro A (também conhecida como NGC 5128), que fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra. O espaço retratado na imagem compreende um diâmetro de mais de 4 anos-luz.

Fonte: G1

Foto da mulher mais velha do mundo – Guinness Book elege mineira de 114 anos como a pessoa mais velha do mundo

Maria Gomes Valentim é moradora da cidade de Carangola.
Livro dos recordes confirmou data de nascimento: 9 de julho de 1896.

Uma moradora de Minas Gerais foi reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes, como a pessoa viva mais velha do mundo nesta quarta-feira (18). Maria Gomes Valentim, de 114 anos, é moradora da cidade de Carangola e tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper.

A equipe do Guinness Book confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896. Com isso, Besse Cooper, que ainda está viva, passa a ser a pessoa mais velha na América da Norte.

A mineira morou durante toda a vida na mesma cidade. Maria Valentim se locomove atualmente em uma cadeira de rodas e recebe o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545,00). A mineira também depende o sistema público para tratamentos, já que a família não consegue pagar seguro de saúde privado.

Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos.

Outros casos

As histórias de outras duas brasileiras, uma no Rio de Janeiro, e outra na Bahia, foram contadas pelo G1 como possíveis casos de pessoas mais idosas no mundo.

O Guinness ainda recebe milhares de reivindicações de outras pessoas ao posto de pessoa mais longeva, mas 99% dos pedidos são rechaçados pela ausência de documentos para prova.

Segundo Craig Glenday, editor-chefe da publicação, o caso de Maria é impressionante, pois trata-se de uma pessoa nascida durante “o reinado da Rainha Vitória e antes da criação da companhia Ford”. O Brasil nunca havia obtido sucesso nos pedidos de avaliação anteriores, destacou Glenday.

Imagem de seios grande – Mulher com seios gigantes diz que a vida é difícil

Mulher com seios gigantes diz que a vida é difícil

Imagem do superesportivo carro da Jaguar C-X75

Imagem do superesportivo carro da Jaguar C-X75